Dos 40 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, 16 ignoraram o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, celebrado nesta sexta-feira (28/6).
A maioria dos times da Primeira Divisão se pronunciou a respeito da data. Dos 20, cinco não se manifestaram: Atlético-GO, Criciúma, Cuiabá, Fluminense e Fortaleza.
Na Série B, mais da metade se calou. Amazonas, Brusque, Ceará, Chapecoense, CRB, Goiás, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino e Ponte Preta preferiram o silêncio.
O levantamento realizado pelo No Ataque considera as redes sociais de todos os clubes das duas principais divisões do futebol brasileiro.
Destaques
Em post no X, antigo Twitter, o Bahia manifestou apoio à luta por inclusão. Relançou, no site do clube, a camisa ‘não há impedimento’, em alusão à data.
O Bahia é Amor da cabeça aos pés. E, neste #DiaDoOrgulho, relança um sucesso de cinco anos atrás.
Camisa ‘Não Há Impedimento’. Edição limitada. Venda exclusiva pelo site #BahiaClubeDoPovo #BahiaClubeDoAmor #BBMP pic.twitter.com/dMI1AMvU6b
— Esporte Clube Bahia (@ecbahia) June 28, 2024
O Internacional exigiu respeito e iluminou o Beira-Rio com as cores da bandeira LGBTQIAPN.
Hoje, o Beira-Rio está iluminado com as cores da bandeira LGBTQIAPN+, representando a luta contra o preconceito e a intolerância. 🏟🏳🌈
🌈 Saiba mais! pic.twitter.com/0Aq7o6VQIP
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) June 28, 2024
O São Paulo publicou vídeo com compilado de comentários homofóbicos deixados em post no Dia Internacional Contra a LGBTFobia e escreveu: “Por comentários e comportamentos assim que ainda é preciso falar sobre essa data. O São Paulo Futebol Clube repudia toda e qualquer demonstração de intolerância e preconceito. O São Paulo é de todos”.
Orgulhe-se de ser quem você é.
Enquanto existir intolerância, o São Paulo FC continuará na luta por um mundo mais justo. O São Paulo é de TODOS.#DiaInternacionalDoOrgulhoLGBTQIA+#SPFCporTodos#VamosSãoPaulo 🇾🇪 pic.twitter.com/3Z6vg8tEOb
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) June 28, 2024