É oficial: Annalisa abrirá amanhã à noite o RDS Summer Festival em Messina. O tão aguardado evento promete proporcionar emoções inesquecíveis aos fãs da talentosa cantora italiana. Da brisa de verão da Arena Capo Peloro do ano passado à beleza monumental da Piazza Duomo: o Festival de Verão Rds voltou às margens do Estreito pouco menos de um ano depois (22 e 23 de julho de 2023) e confirma o sucesso dos sons, cores e vozes.
A aldeia ao pé da Sé foi enchendo aos poucos desde o início da noite de ontem (mas já pela manhã muitos, sobretudo muito jovens, começaram a estacionar-se nas zonas sombreadas do centro histórico), atingindo o seu apogeu. com as atuações dos protagonistas da primeira noite Benjamin Ingrosso, Boro, Cioffi (também presente no ano passado), Coma_Cose, Dotan, Gaia e Tony Effe que nos fizeram dançar e cantar por mais de três horas os mais de dez mil na Piazza Duomo.
Esta noite repetimos, novo encontro às 21h, com destaque deste evento RDS de dois dias: as aguardadas atuações de Alessandra Amoroso, Arisa, Alfa, Clara e ainda Icy Subzero e Olly. E, sobretudo, Annalisa, a grande surpresa anunciada por Petra Loreggian recebida pelo rugido da multidão: foram dissipadas as dúvidas que incomodavam os fãs sobre a presença da cantora da Ligúria, primeiro anunciada e depois retirada dos gráficos do Rds.
Uma vila colorida e de verão animada por estandes publicitários e instalações de luz que divertiram o público e proporcionaram uma experiência imersiva ainda durante o DJ set de abertura do Radio Studio Centrale com Ivana Leotta e Rino De Niro para Rds. O prefeito Federico Basile também esteve no palco: «O forte vínculo entre RDS e Messina está confirmado, especialmente pelo que farão na cidade no futuro. Todos vocês que estão aqui na praça me dão uma grande emoção, Messina muda graças a vocês”.
Noite de música ao vivo inaugurada pelo momento dedicado à Geração Z com Samara Tramontana e Gaia Garavaglia, vozes do Rds next. Em palco os emergentes Vaot (banda palermitana formada por Giovanni Battaglia, Riccardo Garofalo, Vittorio Garofalo e Giovanni Morici) e Nyno, selecionados por um júri excepcional no âmbito do projeto “Rds Summer Festival con Galbanino”.
Depois de novo DJ set completo com trupe de dança, aqui fica a apresentação de Cioffi, no palco com os coreógrafos Catania Joey & Rina (184 mil seguidores no Instagram): “Ex”, “Incendio” e “Angeli”, dedicado à mãe falecida ausente há dois anos. O anúncio de Boro é recebido pela ovação do público: o rapper de Turim, de 28 anos, lançou o álbum “Bendicion” em 2024 e conta com colaborações com Geolier, Fred De Palma e Elettra Lamborghini. Em seu medley “Suavemente”, “Cadillac”, “Sos” e “Lento”.
A noite ganhou destaque às 22h45 com a chegada de Petra Loreggian, histórica palestrante do Rds e voz oficial do evento de dois dias em Messina. O primeiro grande nome no palco foi Dotan, cantor, compositor e multi-instrumentista israelense que está se tornando popular nas rádios com “Louder”. Entre seus sucessos também “Numb”. A dupla indie-pop Coma_Cose, casal também em vida, abriu com o novo e tocado single “Malavita”, seguido de “Fiamme nei occhi”, “L’addio” e “Post concerto”. A atuação de Benjamin Ingrosso, cantor sueco primo de Diodato, foi envolvente: “Dance you off” também foi sucesso no concurso Eurovision Song em 2018. Desde janeiro de 2024 faz sucesso na Itália com “Kite”.
O destaque logo no final da longa noite com Gaia e Tony Effe e “Sesso e samba”, entre os sucessos do verão, trilha sonora inevitável dos stories do Instagram. Gaia é a vencedora do “Amici” de Maria De Filippi em 2019 (canta “Dea sapphica”, “Tokio”, “Estasi” e “Chega”); Tony Effe, um premiado membro da Dark Polo Gang, já havia feito sucesso no verão do ano passado junto com Emma com “Taxi sulla luna”. Em seu medley, destaca-se “Miu Miu”, cantada em uma só voz com os muitos fãs presentes.
A máquina organizacional funcionou, entradas permitidas apenas aos portadores de código QR a partir das 19h pela Via Primo Settembre (esquina Cesare Battisti) e pela Strada San Giacomo (esquina Via Garibaldi). Os espectadores que sofreram doenças temporárias devido ao calor foram prontamente socorridos por seguranças e paramédicos. E hoje isso se repete.