Lançado pela Sony no dia 23 de agosto após oito anos de trabalho da Firewalk Studios, Concord sequer vai ter a oportunidade de completar um mês nas lojas. Em uma publicação feita nesta terça-feira (3), a companhia afirmou que analisou o feedback do público e decidiu retirar o jogo do ar na próxima sexta-feira, o dia 6 de setembro.
Segundo a publicadora, a decisão foi tomada para que ela possa “explorar opções, incluindo aquelas que vão alcançar melhor nossos jogadores”. A companhia também deixou claro que vai iniciar automaticamente o processo de reembolso de todos os jogadores que adquiriram a versão digital do título.
A Sony também afirmou que aqueles que adquiriram uma versão física de Concord devem procurar os lojistas responsáveis para descobrir quais são suas políticas de reembolso. Ela também deixou claro que, assim que o processo for finalizado, os compradores não vão ter mais acesso ao game.
Além disso, ela afirmou que, no caso das cópias vendidas pela PlayStation Store, o dinheiro dos consumidores pode demorar entre 30 a 60 dias para ser devolvido. Caso o meio de pagamento original não esteja mais disponível, o valor investido no jogo de tiro com elementos cooperativos vai ser convertido em créditos de sua loja digital.
Concord fracassou em público e vendas
A decisão radical envolvendo o futuro de Concord foi tomada após indícios de que o jogo foi um grande fracasso de vendas. Um relatório compartilhado pela IGN norte-americana mostra que somente 25 mil cópias foram vendidas no total — 10 mil no Steam, e outras 15 mil na versão para PlayStation 5.
Os números são incrivelmente baixos, especialmente levando em consideração que o jogo se focava em seus aspectos multiplayer. A baixa procura pelo FPS já podia ser prevista por quem participou de seus testes Beta que, mesmo quando foram abertos ao público em geral, não chamaram muita atenção.
Game pode ganhar uma nova chance no futuro
Concord teve uma história bastante curta marcada pela falta de sucessoFonte: Divulgação/PlayStation
Embora a decisão da Sony dê a entender que Concord chegou ao fim, ela também pode acabar se transformando em uma chance de redenção para o jogo. Com nota 62 no Metacritic, ele foi criticado principalmente por não trazer nada de novo ao gênero Hero Shooter — mas seu maior pecado foi exigir um pagamento em uma época na qual o free to play reina.
Ao tirar o jogo do ar, a companhia japonesa pode ter decidido que o melhor era reformulá-lo e, no futuro, reapresentá-lo de forma mais atraente ao público. Embora o destino do game e da Firewalk Studios seja incerto no momento, a franquia deve voltar a chamar a atenção em dezembro deste ano como parte da antologia animada Secret Level.