O São João de Ver anunciou, por meio de um comunicado divulgado em suas plataformas oficiais no fim da noite de sábado, a demissão de João Nívea, que ocupava o cargo de treinador da equipe principal desde outubro, quando foi escolhido para substituir Pedro Lomba.
“O Sporting Clube de São João de Ver informa que João Nívea deixa de exercer as funções de treinador da equipe principal. O clube agradece ao treinador e a toda a sua comissão técnica pelo profissionalismo, dedicação e compromisso demonstrados, desejando-lhes os maiores sucessos pessoais e profissionais no futuro”, diz a nota.
“O clube informa ainda que José Santos, Fábio Pais e Sérgio ‘Ministro’ assumirão o comando técnico de forma interina, já orientando a equipe na partida deste domingo, contra o Sporting de Braga B”, acrescenta o comunicado, em referência ao jogo da 17ª rodada da Série A da Liga 3, com início marcado para as 15h (horário de Portugal Continental), no Estádio Amélia Morais.
A decisão foi tomada seis dias após a goleada sofrida em casa diante do Fafe, por 4 a 0 — adversário que, posteriormente, surpreendeu ao eliminar o Sporting de Braga nas quartas de final da Taça de Portugal, vencendo por 2 a 1. O resultado negativo foi o terceiro consecutivo, após as derrotas para o AD Marco 09 (2 a 1) e Amarante (1 a 0).
No momento, a equipe sediada em Santa Maria da Feira ocupa a décima e última colocação da tabela, com 13 pontos, mesma pontuação da Sanjoanense, que mais tarde, às 19h, visita o Varzim com a missão de conquistar a primeira vitória desde 5 de outubro, quando venceu o Beira-Mar por 2 a 1.
Com apenas duas rodadas restantes para o fim da fase inicial, Trofense e Amarante dividem a liderança, ambos com 27 pontos. Na sequência aparecem Paredes, Fafe, Vitória SC B e Sporting de Braga B, todos com 23 pontos, seguidos pelo Varzim, com 22, e pelo AD Marco 09, com 16.
A chamada “chicotada psicológica” ocorre apenas 15 dias depois de Dani Alves, ex-jogador da seleção brasileira e com passagens por clubes como Barcelona, Juventus e Paris Saint-Germain — antes de ter sido condenado à prisão em um caso de estupro —, ter anunciado publicamente a aquisição do São João de Ver.
“Essa união simboliza mais do que uma mudança estrutural. Representa o encontro entre a experiência de quem conquistou o mundo e a alma de um clube que nunca deixou de acreditar. Dani Alves traz visão global, mentalidade vencedora e ambição”, explicou, na ocasião, o clube que disputa a terceira divisão do futebol português.
“O São João de Ver oferece identidade, comunidade e uma história construída com esforço e verdade. Juntos, transformam o que já é grande em um projeto ainda maior, sustentável e inspirador. Este é um momento de virada que reforça a confiança no projeto, nas pessoas que o constroem diariamente e nos valores que sempre definiram o clube”, prosseguiu.
“Um compromisso claro com o crescimento sustentável, com a valorização da sua história e com a construção de um futuro sólido, responsável e apaixonado. Aqui, o passado inspira. O presente une. E o futuro se constrói com coragem, trabalho e visão”, concluiu.






