A atriz brasileira Mel Maia perdeu a mãe, Débora Maia, em novembro de 2025. A empresária foi encontrada morta no banheiro de seu apartamento, no Rio de Janeiro.
Seis meses após a morte, as cinzas de Débora foram transformadas em joias: dois pequenos diamantes destinados à atriz e à irmã dela, a dentista Yasmin Maia, como uma forma de homenagem carregada de significado.
O processo foi realizado por meio de uma parceria entre o Cemitério da Penitência e a empresa The Diamond, segundo a revista Contigo!. O carbono extraído das cinzas de Débora passou por diversas etapas até ser transformado nas pedras preciosas.
Débora Maia morreu em 28 de novembro de 2025, aos 53 anos. Seu corpo foi encontrado pela funcionária do apartamento onde morava sozinha. Na época, durante o período de luto, Mel Maia pediu respeito à privacidade da família.
“É com imenso pesar que comunicamos o falecimento de Débora Maia, mãe da atriz Melissa Maia. Neste momento de dor e luto, pedimos a todos os fãs, à imprensa, aos amigos e aos parceiros que compreendam a necessidade de recolhimento e privacidade da família. Agradecemos a todos pela compreensão e pelo respeito”, dizia a nota divulgada na ocasião.
Mel Maia ficou conhecida nacionalmente ao interpretar a personagem Rita, ainda criança, na novela de grande sucesso Avenida Brasil, em 2012, quando tinha apenas sete anos. A atuação lhe rendeu diversos prêmios.
No ano seguinte, em 2013, foi protagonista da novela Joia Rara, interpretando Pérola. Já em 2015, deu vida à personagem Felícia, uma jovem feminista, na novela Além do Tempo.










