quarta-feira, 1 de outubro de 2025
Jornal da Tarde
  • Login
No Result
View All Result
Jornal da Tarde
No Result
View All Result
Home POLÍTICA

Lula avalia antecipar troca de ministros que devem disputar eleições em 2026

REDAÇÃO by REDAÇÃO
in POLÍTICA, Uncategorized
Lula avalia antecipar troca de ministros que devem disputar eleicoes.webp - JORNAL DA TARDE

A expectativa é que ao menos 20 ministros deixem o cargo para concorrer no ano que vem. Os ocupantes de postos-chave, como Rui Costa (Casa Civil) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), podem ser mantidos até abril

(CBS NEWS) – O presidente Lula (PT) avalia a possibilidade de fazer uma reforma ministerial ainda este ano com objetivo de reorganizar seu governo para as eleições de 2026.

Em conversas com aliados, Lula admite a intenção de substituir ministros que concorrerão nas eleições do ano que vem antes mesmo do prazo final de desincompatibilização, em abril.

O momento pelo qual passa atualmente o chefe do Executivo é apontado também pelos aliados como uma oportunidade para a ampliar alianças regionais do governo com partidos do centro.

De acordo com esses aliados, a reforma ministerial pode ser fatiada e começar ainda em outubro, impulsionada pela possível entrada de Guilherme Boulos (PSOL) na Secretaria-Geral da Presidência, e pelo ultimato da federação composta pelo União Brasil e PP a seus filiados com cargos no Executivo.

A ideia do presidente, no entanto, enfrenta forte resistência dos ministros que se lançarão na disputa eleitoral. Eles preferem permanecer nos cargos até a data-limite na expectativa de que o trabalho na Esplanada sirva de vitrine eleitoral.

Uma prova disso está na permanência dos próprios ministros da federação União Brasil e PP, apesar da orientação contrária de seus partidos.

União Brasil e PP anunciaram no dia 2 de outubro, há quase um mês, a decisão de deixar as pastas ocupadas por políticos com mandato, fixando o dia 30 como prazo fatal. O União Brasil chegou a anunciar a antecipação do desembarque.

Apesar da determinação da sigla, Celso Sabino (Turismo) conseguiu prorrogar sua permanência. Ele chegou a recorrer ao partido para que ficasse no cargo até o fim do ano.

Sob pressão, teve que entregar uma carta com pedido de demissão, mas deve acompanhar Lula em evento oficial em Belém nesta quinta (2). Ele quer sair candidato ao Senado pelo Pará, estado pelo qual foi eleito deputado federal.

Já a cúpula do PP definiu como o sábado (4) o prazo para que o ministro André Fufuca (Esportes) deixe o governo. Originalmente a data-limite era esta quarta-feira (1º).

Por enquanto, Lula não tem tomado a iniciativa de exonerá-los. No caso do União Brasil, o presidente tem repetido que sua relação é com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (AP). Caberá a ele indicar o sucessor.

Mantida a orientação do PP para deixar o governo, Lula poderá reservar o cargo para ampliação de outros partidos, como PSD, PDT ou PSB.

De acordo com aliados do presidente, as mudanças não se restringirão aos partidos do centrão, podendo atingir o PT neste primeiro momento. Entre os petistas que disputarão as eleições no ano que vem estão Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Luiz Marinho (Trabalho).

Ainda segundo aliados de Lula, a estratégia para 2026 ditará o calendário de reforma. O redesenho da Esplanada depende do perfil que Lula pretende imprimir ao seu último ano de governo, de acordo com cada ministério.

Nos casos em que opte pela ascensão de secretários-executivos, os segundos na hierarquia das pastas, a troca poderá acontecer no ano que vem. Mas será antecipada se Lula preferir montar uma nova equipe para o último ano de mandato –sendo esta a tendência atual do presidente.

A expectativa é que ao menos 20 ministros deixem o cargo para concorrer no ano que vem. Os ocupantes de postos-chave, como Rui Costa (Casa Civil) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), podem ser mantidos até abril.

Além dos ministros que são pré-candidatos, Fernando Haddad (Fazenda) também poderá deixar o governo, ainda que seja para coordenar a campanha de Lula, caso não concorra ao governo de São Paulo.

Lula deverá apoiar as candidaturas de seus ministros, ainda que seus partidos optem por lançar outros candidatos à Presidência. Sabino seria um deles. O ministro quer concorrer ao Senado e poderá contar com o endosso do presidente na empreitada.

Pré-candidato ao Senado e atualmente titular da pasta de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho (Republicanos) é outro exemplo de ministro que terá apoio de Lula.

ALIANÇAS REGIONAIS

No Planalto, a estratégia é aproveitar a onda atual do presidente para negociar alianças nos estados na tentativa de deter o avanço de coligações entre os partidos de centro ou, se não for possível, costurar apoios regionais para a montagem de palanques.

Dois políticos influentes do centrão reconhecem que há uma mudança de ares, mas ponderam que isso é a fotografia do momento -eles dizem que até as eleições muitas coisas podem acontecer.

Um deles lembra que há dois meses Lula estava fraco politicamente. Agora, a projeção para 2026 é outra, com o petista despontando como favorito, mas não está descartada nova reviravolta.

Um integrante da cúpula da Câmara dos Deputados diz que o governo está aproveitando “os bons ventos” do noticiário das últimas semanas.

Ele lembra, no entanto, que ainda há um cenário desfavorável ao Executivo no Congresso, num momento em que são discutidas matérias de interesse da gestão federal. E que problemas que o governo enfrentava há alguns meses, como a busca de alternativas à alta do IOF (Imposto sobre Circulação) para elevar a arrecadação, voltarão ao debate até o fim do ano.

Lula avalia antecipar troca de ministros que devem disputar eleições em 2026

Previous Post

Virginia embarca para Madri em meio a rumores de romance com Vini Jr

Next Post

Polícia afirma que jovem descoberta em carro de D4vd estava morta havia semanas

VEJA TAMBÉM

Fazenda publica instrucao para que bets bloqueiem beneficiarios de Bolsa.webp - JORNAL DA TARDE
ECONOMIA

Fazenda publica instrução para que bets bloqueiem beneficiários de Bolsa Família e BPC

Motta confirma no X votacao do projeto de isencao de.webp - JORNAL DA TARDE
POLÍTICA

Motta confirma, no X, votação do projeto de isenção de IR na Câmara

PGR e contra vinculo trabalhista entre motoristas e aplicativos.webp - JORNAL DA TARDE
ECONOMIA

PGR é contra vínculo trabalhista entre motoristas e aplicativos

Eduardo Bolsonaro ameaca familia de Moraes 039vou atras de cada.webp - JORNAL DA TARDE
POLÍTICA

STF publica edital com notificação de Eduardo Bolsonaro sobre denúncia

Nubank solicita licenca para operar nos EUA sob comando de.webp - JORNAL DA TARDE
ECONOMIA

Nubank solicita licença para operar nos EUA sob comando de Cristina Junqueira

Mendes diz que STF esta unido na defesa de democracia.webp - JORNAL DA TARDE
POLÍTICA

Mendes diz que STF está unido na defesa de democracia e que espera 'tempos mais pacíficos'

Next Post
Policia afirma que jovem descoberta em carro de D4vd estava.webp - JORNAL DA TARDE

Polícia afirma que jovem descoberta em carro de D4vd estava morta havia semanas

Jornal da Tarde

contato@jornaldatarde.com

  • BRASIL
  • ECONOMIA
  • FAMA
  • ESPORTES
  • LIFESTYLE
  • MUNDO
  • NEGÓCIOS
  • NEWS
  • POLÍTICA
  • TECNOLOGIA

© 2025 Jornal da Tarde

No Result
View All Result
  • BRASIL
  • ECONOMIA
  • FAMA
  • ESPORTES
  • LIFESTYLE
    • SAÚDE
  • MUNDO
  • NEGÓCIOS
  • NEWS
  • POLÍTICA
  • TECNOLOGIA

© 2025 Jornal da Tarde

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In