A Sony anunciou que seu hero shooter para PlayStation 5 e PC, Concord, será retirado do ar em 6 de setembro de 2024 e todos os jogadores receberão um reembolso total.
Anunciado no PlayStation Blog, o diretor Ryan Ellis disse que “embora muitas qualidades da experiência tenham repercutido nos jogadores, também reconhecemos que outros aspectos do jogo e nosso lançamento inicial não foram do jeito que pretendíamos”.
Portanto, Concord será retirado do ar para que a Sony e a desenvolvedora Firewalk Studios possam “explorar opções, incluindo aquelas que alcançarão melhor nossos jogadores”.
O jogo será removido imediatamente das lojas e qualquer pessoa que tenha comprado na PlayStation Store ou no PlayStation Direct será reembolsada para seus métodos de pagamento originais. Aqueles que compraram no Steam e na Epic Games Store serão reembolsados nos próximos dias.
Reembolsos físicos são um pouco mais complicados, mas os jogadores podem verificar com varejistas individuais para obter um reembolso. A Sony presumivelmente organizará um sistema com eles que permitirá que todos os reembolsos sejam processados totalmente. “Uma vez reembolsados, os jogadores não terão mais acesso ao jogo”, deixou claro a Sony.
Concord foi retirado menos de duas semanas após o lançamento
Concord chegou em 23 de agosto de 2024, o que significa que foi retirado da venda apenas 11 dias após o lançamento e colocado offline para todos os jogadores apenas duas semanas depois. Mesmo quem comprou o Concord não poderá mais jogar depois de 6 de setembro.
Seu lançamento foi nada menos que desastroso, com analistas dizendo ao IGN que provavelmente vendeu apenas 25.000 unidades. Ele estreou com um trágico pico de 697 jogadores simultâneos no Steam, um número que fez com que os 12.786 jogadores de Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça, que foi considerado uma decepção pelo chefe da Warner Bros. Discovery, David Zaslav, e causou um impacto de US$ 200 milhões na receita, parece um titã.
Isso ocorre depois de oito anos de desenvolvimento e presumivelmente dezenas de milhões, senão centenas de milhões, de dólares, gastos pela Sony, uma empresa que já diz estar mudando de direção de um futuro pesado de serviços ao vivo. O presidente da Sony, Hiroki Totoki, comprometeu-se a lançar apenas seis dos 12 jogos de serviço ao vivo em desenvolvimento, e um baseado em The Last of Us já foi cancelado.
*Texto traduzido e adaptado por Vitor Conceição
Inscreva-se no canal do IGN Brasil no YouTube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Twitch! | Siga Vitor Conceição no Instagram e Twitter.