Como parte das ações de transparência assumidas pelo clube, O Bahia SAF divulgou um documento no qual demonstra os resultados do ano de 2023 em termos institucionais, dentro e fora dos gramados.
O relatório anual da SAF conta com 54 páginas que detalham a Estrutura Organizacional e ações no Futebol, Operações e Relações Institucionais, Comercial e Marketing, Comunicação, Recursos Humanos, Jurídico, Tecnologia e Segurança.
Raul Aguirre destaca redução da dívida do Bahia e integração ao Grupo City
CEO do Bahia SAF, Raul Aguirre Zegarra destaca como principais pontos de 2023 a redução do endividamento histórico tricolor e da integração total com a as plataformas do Grupo City.
“Ao longo deste ano inaugural, testemunhou-se uma expressiva redução do endividamento herdado pelo Esporte Clube Bahia S.A.F. em virtude da operação societária que culminou com o seu nascimento (“Operação”), consolidando assim as bases para uma era de sucesso.
O processo de integração da Companhia ao CFG marcou profundamente o ano de 2023, refletindo-se em todas as áreas de negócio do Bahia, e gerando evidentes benefícios tangíveis e intangíveis, notadamente a melhoria da gestão esportiva, a eficácia das campanhas de marketing, a otimização dos custos operacionais, e o fortalecimento da marca do Clube no mercado.
Essa integração estendeu-se ao nível de sistemas e ferramentas, permitindo a harmonização tecnológica entre a Companhia e o City Football Group, facilitando a partilha de informações em tempo real, otimizando a tomada de decisões e melhorando a eficiência operacional; de processos internos, gerando a padronização e otimização, e garantindo a implementação de melhores práticas globais em gestão esportiva e administrativa, resultando em processos mais ágeis e eficazes; e de interação entre equipes, promovendo uma cultura de colaboração e troca de conhecimentos, unindo talentos de diferentes áreas e geografias, fomentando a inovação e a criatividade”.
A Estrutura Organizacional do Bahia SAF
Dentro do documento exposto pelo clube, é explicada também a estrutura organizacional, a partir da divisão das ações do Esporte Clube Bahia SAF entre Grupo City e associação Esporte Clube Bahia, e das diretorias que integram cada departamento.
Aumento no quadro de funcionários em setores de Scouting e Divisões de Base
Em 2023, o Grupo City promoveu reformulações nos departamentos de Scouting & Recrutamento e também nas Divisões de Base.
O departamento de Scouting & Recrutamento foi ampliado de um para quatro funcionários.
Já a equipe Scouting passou a contar com um total de 16 “olheiros”, sendo que antes havia quatro profissionais de recrutamento ao redor do Brasil.
Na base, o departamento passou de 68 profissionais para 103 ao fim de 2023. Um aumento significativo.
Número de lesões diminuiu com nova Diretoria de Saúde e Performance
Uma das novidades de 2023 foi a contratação da profissional Natália Bittencourt, que assumiu a Diretoria de Saúde e Performance.
Segundo publicação do clube, houve redução significativa nas lesões musculares em relação ao ano de 2022 no Bahia. Mas, no fim das contas, o número total de lesões foi idêntico.
Vale destacar que em 2024 o número de lesões musculares tem sido visivelmente menor do que em anos anteriores, fato este que faz com que o técnico Rogério Ceni possa repetir a escalação na maioria dos jogos da Série A.
Receitas em dias de jogo: Acesso Garantido representa 65%
Com mais de 34 mil sócios-torcedores com acesso garantido, o Bahia tem 65% das suas receitas em dias de jogo (Matchday) provenientes desse formato de associação.
Em 2023, foram gerados R$ 32 milhões por meio das mensalidades pagas pelos sócios dessa modalidade.
O documento completo consta no site oficial do clube, na seção de “Transparência”, ou pode ser acessado clicando aqui.