Seleção venceu o primeiro jogo na Copa América e está a um empate de carimbar a vaga às quartas.
29 jun
2024
– 00h03
(atualizado às 00h03)
Pressionado depois do empate sem gols com a Costa Rica, a Seleção Brasileira foi a campo nesta sexta-feira (28), precisando da vitória sobre o Paraguai, em Las Vegas. Apesar da pressão pelo resultado, o Brasil se comportou bem, controu com uma grande atuação de Vini Jr e saiu de campo uma vitória por goleada.
Para o jogo, o técnico Dorival Júnior fez mudanças, colocando Savinho e Wendell na equipe titular. Assim, Raphinha e Guilherme Arana, que foram titulares na estreia, ficaram fora.
Primeiro tempo:
Logo no começo do jogo, o Brasil já mostrou que teria em Vinícius Júnior a sua principal figura em campo. No primeiro minuto, o atacante do Real Madrid partiu para cima da marcação e tocou em Lucas Paquetá, que não teve a melhor finalização. Pouco depois foi a vez de João Gomes arriscar, mas a bola subiu demais.
O Brasil seguiu em cima, pressionando, embora não tivesse grandes chances de gol. Enquanto isso, o Parauguai chegou a ameaçar quando Bobadilla arriscou de longe, a bola pegou em Militão e Alisson fez uma defesa muito difícil. Na bola aérea, o Brasil chegou de novo, quando Marquinhos cabeceou por cima após cobrança de escanteio.
O time paraguaio teve mais uma chance com Bobadilla, que girou e chutou para defesa de Alisson. Depois desse lance, o Brasil armou rápido ataque, Vini Jr recebeu e tocou para Paquetá finalizar, mas a bola pegou no braço do zagueiro Cubas e o árbitro marcou pênalti. Lucas Paquetá bateu, mas chutou pra fora.
Apesar do pênalti perdido, o Brasil não se abateu e não demorou a marcar o primeiro gol do jogo. Em nova jogada pela esquerda, Vini Jr tocou para Rodrygo, que achou Bruno Guimarães. O volante brasileiro acionou Paquetá que, com apenas um toque, deixou Vini Jr na cara do gol. Com muita tranquilidade, Vini tirou do goleiro e chutou: Brasil 1 a 0.
O Paraguai ainda ameaçou com Villasanti, que desviou chute de Enciso e quase marcou. Em crescente no jogo, o Brasil passou a ter mais presença no ataque e empilhou chances. A primeira foi com Bruno Guimarães, que chutou forte e carimbou o travessão. Até que em novo lance pela esquerda, desta vez com Rodrygo, o goleiro Morínigo defendeu, a bola rebateu em Espinoza e sobrou livre para Savinho amplicar: 2 a 0.
Já nos acréscimos, os jogadores se desentenderam após jogada de efeito de Vini Jr. No lance, Balbuena e Wendell receberam cartões amarelos. Quando a bola voltou a rolar, o zagueiro Alderete deu bobeira e Vini Jr chegou completando para o gol dando números finais ao primeiro tempo: 3 a 0.
Segundo tempo:
Na volta para o segundo, tempo, as equipes não tiveram mudanças, mas o Paraguai descontou logo cedo. Após corte de Wendell, a bola sobrou na entrada da área para Alderete e o zagueiro paraguaio acertou um belo chute para marcar: Brasil 3 a 1. Pouco depois, Enciso teve a oportunidade e chutou para boa defesa de Alisson.
O Brasil só teve a primeira chance no segundo tempo quase aos dez minutos, quando Rodrygo bateu falta e o goleiro Morínigo espalmou. Pouco antes dos 20 minutos, o Brasil trabalhou a jogada com tranquilidade e a bola chegou para Savinho finalizar, mas a bola pegou no braço de Villasanti e o árbitro marcou pênalti. Dessa vez Lucas Paquetá deslocou o goleiro e marcou: Brasil 4 a 1.
O Paraguai se lançou a frente e teve oportunidade com Almirón, mas Alisson defendeu. Alguns minutos depois foi a vez de Velázquez cabecear com muito perigo pra fora. Dorival Júnior fez então duas mudanças: Raphinha e Douglas Luiz nos lugares de Savinho e Bruno Guimarães. Assim que entoru em campo, Raphinha deu passe a Vini, que girou e bateu por cima.
Pouco depois, mais duas mudanças no Brasil: Endrick e Andreas Pereira nos lugares de Rodrygo e Lucas Paquetá. Em dividida entre Cubas e Douglas Luiz, o árbitro expulsou o jogador paraguaio, que caiu chutando o atleta brasileiro. O Paraguai chegou a marcar em cabeçada de Velázquez, mas o lance foi anulado por impedimento. A última alteração do Brasil foi a entrada de Gabriel Magalhães na vaga de Éder Militão.
Próximos jogos:
Na última rodada da fase de grupos, o Brasil vai enfrentar a Colômbia, na terça-feira (02), às 22h (de Brasília), em Santa Clara. A Seleção Brasileira precisa vencer o jogo para garantir a primeira colocação. O Paraguai, já eliminado, enfrenta a Costa Rica, no mesmo dia e horário, em Austin.