O carnaval foi tema recorrente nas discussões políticas em Minas Gerais na semana que se encerra neste sábado (20). O envolvimento do Estado na organização da folia em Belo Horizonte irritou o prefeito Fuad Noman (PSD), que se manifestou sobre o assunto. A ausência do presidente Lula em Minas Gerais, no primeiro ano de seu terceiro mandato também esteve na pauta e dividiu opiniões de aliados e desafetos. Por último e não menos importante, o vereador Álvaro Damião esteve na FM OTEMPO 91,7 e falou sobre temas importantes para a capital mineira. Veja abaixo um resumo do que foi importante no mundo político esta semana em Belo Horizonte e em Minas Gerais.
Estudiosos veem com ressalvas tentativas de uso político do Carnaval em BH
O sucesso do Carnaval de Belo Horizonte tem movimentado o meio político. O governador Romeu Zema (Novo) colocou o apoio que o Estado tem dado à folia na capital como uma tentativa de “salvar” a festa, irritando o prefeito Fuad Noman (PSD), que usou as redes sociais para respondê-lo.
Prefeitura de Juiz de Fora vai à Justiça contra ICMS da Educação
A Prefeitura de Juiz Fora (Zona da Mata), irá ingressar na Justiça contra a nova distribuição do ICMS da Educação em Minas Gerais. Assim como Belo Horizonte e Contagem, a prefeita Margarida Salomão (PT) teme prejuízos por conta das mudanças dos critérios de distribuição do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) adotados no Estado. No município, as perdas podem chegar a R$ 30 milhões por ano.
Ausência de Lula em Minas divide petistas; visita pode ser em fevereiro
A ausência do presidente Lula em Minas se tornou motivo de desajustes entre integrantes do diretório estadual do PT. Isso porque enquanto alguns afirmam que há justificativas para que ele não tenha visitado sequer uma cidade mineira desde que foi novamente eleito, em 2022, outros representantes da sigla demonstram nítida insatisfação com o fato.
Operação Limpeza: o que é o evento promovido por Nikolas Ferreira?
Um dos principais nomes da direita no país, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) lançou nas redes sociais, no fim do ano passado, uma provocação aos seguidores interessados em “limpar” a esquerda da política brasileira. Em uma sequência de vídeos, ele convida o público a participar da “Operação Limpeza”, evento online e gratuito marcado para o dia 31 de janeiro.
Álvaro Damião diz que “faltou habilidade” de Fuad para fortalecer base na Câmara
Posicionado entre os parlamentares que formam a base de Fuad Noman (PSD) na Câmara Municipal de Belo Horizonte, o vereador Álvaro Damião (União Brasil) elogiou a gestão do prefeito em 2023, mas avaliou, em entrevista à FM OTEMPO 91,7, que “faltou habilidade” do chefe do Executivo municipal para fortalecer a relação com o Legislativo.
“Faltou discutir a cidade”, diz vereador Álvaro Damião sobre atuação da Câmara
O vereador de Belo Horizonte Álvaro Damião (União Brasil) avalia que a Câmara Municipal colocou os problemas da cidade em segundo plano em 2023 ao priorizar o embate político e os “nichos eleitorais” em vez de valorizar pautas de interesse coletivo para o desenvolvimento da capital.
Três sobre os Três fala sobre a ausência de Lula em Minas Gerais
No episódio desta sexta-feira (19) do podcast Três sobre os Três, Marina Schettini, Fransciny Ferreira e Guilherme Ibraim comentam o fato de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estar priorizando São Paulo e Rio de Janeiro, enquanto deixa Minas Gerais em segundo plano nas viagens pelo Brasil. Os comentaristas listaram fatores que levaram o petista a não ter vindo ao segundo colégio eleitoral do país desde a sua eleição. Indefinições sobre candidatos com ou sem aliança com o PT entram na conta.
‘Quem antes nunca ajudou, agora quer aproveitar’, diz Fuad sobre governo de MG
O prefeito Fuad Noman (PSD) alfinetou, nesta quinta-feira (18/1), o governo do Estado sobre a organização do Carnaval em Belo Horizonte. Nas redes sociais, o chefe do Executivo municipal disse que até “quem antes nunca ajudou agora quer aproveitar”, em referência às ações feitas pelo Executivo estadual.
Universidades mineiras ampliam pressão por recomposição orçamentária
A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) reforçou o coro de instituições de ensino superior que pressionam o governo federal e a bancada mineira para reverter os cortes de verbas previstos no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2024. De acordo com o reitor Heron Bonadiman, não há recursos suficientes para atender às necessidades da instituição de forma plena.
Deputado do PSD nega racha no partido, mas relata afastamento de Fuad
O deputado estadual Rafael Martins negou qualquer tipo de racha no PSD, o seu partido, em entrevista ao Café com Política, da FM O TEMPO, na manhã desta quinta-feira (18). Apesar disso, o parlamentar relatou que não tem proximidade com o prefeito de BH, Fuad Noman (PSD).
—
O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.
Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.