Em um tuíte publicado no sábado 29, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) criticou as declarações recentes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e chamou o petista de “Biden da Silva”, em alusão ao atual presidente os Estados Unidos, Joe Biden.
A publicação de Nogueira foi feita horas depois de Lula declarar que sua gestão recebeu o Brasil “destruído como a Faixa de Gaza“. Para o senador, assim como Biden, o tempo de Lula na presidência “já passou”. Ele também acredita que a “perda de contato com a realidade” do mandatário aumenta a cada dia.
“Presidente Biden da Silva, o Brasil não é a Faixa de Gaza! Sua perda de contato com a realidade só aumenta”, disse. “Como disse o NYT sobre o outro Biden, seu tempo passou. Cada vez que fala, presidente Biden da Silva, como o outro, o Brasil se espanta e não reconhece quem um dia você foi.”
Presidente Biden da Silva, o Brasil não é a Faixa de Gaza! Sua perda de contato com a realidade só aumenta. Como disse o NYT sobre o outro Biden, seu tempo passou. Cada vez que fala, presidente Biden da Silva, como o outro, o Brasil se espanta e não reconhece quem um dia vc foi.
— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) June 29, 2024
Lula fez a comparação entre Brasil e Gaza durante a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Campus Zona Leste da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Campus Cidade Tiradentes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).
Segundo o petista, quando sua equipe de transição começou a trabalhar, o Brasil estava em um estado de “destruição total”. Ele também disse que o “desastre” ao qual o país foi submetido é “inesquecível”.
“Não sei se vocês acompanham na televisão a Faixa de Gaza, dos palestinos”, disse Lula. “Eu não sei se vocês veem a destruição que a guerra está fazendo por lá. Nós encontramos o país assim, sem ministérios, sem funcionários, com um rombo de quase R$ 300 bilhões. […] Se não fosse uma PEC de transição, a gente não governava. É a primeira vez na história do Brasil que alguém começa a governar antes de tomar posse. Porque o desastre a que esse país foi submetido, ele será inesquecível.”
O evento também serviu como palco para Guilherme Boulos (PSOL-SP), que, embora não tenha solicitado votos, criticou indiretamente o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB-SP).
Lula expressa apoio a Biden nas eleições dos EUA
Em entrevista à rádio Itatiaia, na quinta-feira, 27, o presidente Lula criticou o candidato à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump. Lula mencionou que não se sabe o que Trump fará se for reeleito e que este já ameaçou punir países que tentem escapar do dólar como moeda de referência.
“Ele não é presidente do mundo”, afirmou Lula. “Essas pessoas que fazem muita bravata não são boas para a política.” O presidente brasileiro expressou seu apoio ao atual presidente dos EUA, Joe Biden. “O Biden é a certeza de que os EUA vão continuar respeitando a democracia”, ressaltou.
Também na última quinta-feira, Trump e Biden se enfrentaram no debate presidencial da CNN. Depois do embate, o desempenho do representante do Partido Democrata passou a ser o motivo de discussão.
Nas redes sociais, internautas e profissionais da imprensa chamaram a atenção para o que consideraram “lapsos” protagonizados por Biden. Em determinado momento do debate, Biden pareceu não conseguir concluir um raciocínio a respeito da imigração nos EUA. Trump foi enfático e admitiu não entender o que o seu oponente tentou dizer.
Donald Trump afirma não entender o que Joe Biden disse em debate: ‘Acho que nem ele entendeu também’ pic.twitter.com/4YODS8E88P
— Revista Oeste (@revistaoeste) June 28, 2024
Aliados de Biden tiveram, inclusive, de se posicionar a respeito da voz rouca do político no decorrer dos 90 minutos de embate direto com o candidato do Partido Republicano. A equipe do democrata afirmou que o problema se deu em razão de uma gripe.
Alguns apoiadores do Partido Democrata têm sugerido substituir Biden por outro candidato do partido. Até agora, o presidente dos EUA continua na corrida presidencial.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste