A posição do Brasil é clara. Sou um amante da democracia e quero que ela prevaleça em toda a América Latina. Condenamos qualquer forma de golpe de Estado na Bolívia e reafirmamos nosso compromisso com o povo e a democracia no país irmão, presidido por @LuchoXBolivia.?
— Lula (@LulaOficial) June 26, 2024
Exército da Bolívia colocou tanques e tropas em frente à sede do governo, em La Paz. O presidente do país, Luis Arce, disse que a mobilização é irregular e que a democracia deve ser respeitada.
Comandante das tropas, Juan José Zuñiga, foi deposto, e disse que pretende “reestruturar a democracia na Bolívia”. “Os três chefes das Forças Armadas viemos expressar nossa discordância. Vai haver um novo gabinete de ministros, com certeza as coisas vão mudar, mas nosso país não pode continuar desse jeito”, falou. “As Forças Armadas pretendem reestruturar a democracia, que seja uma verdadeira democracia, não de alguns poucos que estão dirigindo o país há 30, 40 anos”.
Soldados jogaram bombas de gás lacrimogêneo em pessoas que estavam na praça onde fica a sede do governo, e cercaram o prédio com escudos para impedir a entrada de outras pessoas. Uma imagem de uma televisão local mostra o presidente Luis Arce encarando Zuñiga.