Confira os destaques da política nacional #CH26062024
.
Por Claudio Humberto | Edição do dia 26/06/2024 – Matéria atualizada em 26/06/2024 às 04h00
PODER SEM PUDOR: Militar bate continência
Na campanha presidencial de 1950, o ex-ditador Getúlio Vargas acabaria eleito. O País estava intranquilo e prosperavam os boatos sobre a insatisfação dos militares com o seu retorno ao poder. Filha de assessora de Getúlio, Alzirinha Vargas estava preocupada e quis saber sobre o futuro de tudo aquilo: “Papai, o que farão as Forças Armadas?”. Ele respondeu, seguro e tranquilo: “Farão continência, minha filha, farão continência…”. Não deu outra.
‘Rachadones’ desgasta Boulos e deve ser retomado
O desarticulado governo Lula (PT) não percebeu a jogada da oposição alongando o escândalo do “rachadones”, a rachadinha de André Janones (Avante-MG). A oposição percebeu que, designado relator do caso no Conselho de Ética, Guilherme Boulos (Psol-SP) se desgastaria livrando a cara de “rachadones”. As pesquisas mostram que a candidatura extremista à prefeitura de São Paulo estagnou, enquanto Ricardo Nunes (MDB) se consolida na liderança e Pablo Marçal (PRTB) morde seus calcanhares.
Tudo outra vez
O desgaste continua: já são 62 (de 51 necessárias) as assinaturas para rever a “passação de pano” de Boulos e cassar o “Rachadones”.
15,1 pontos à frente
O Paraná Pesquisas aponta a eleição em São Paulo definida no 2º turno, mas, se fosse hoje, o atual prefeito teria 49% e Boulos apenas 33,9%.
Extremista imprensado
A estagnação de Boulos coincide com a ascensão meteórica de Pablo Marçal, que já soma 10%, deixando para trás todos os demais nomes.
Eleitor mais influente
Paraná Pesquisas registrado sob nº SP-06695/2024 no TSE mostrou que Tarcísio Gomes de Freitas é mais bem avaliado que Lula em São Paulo.
Gilmar acha injustas críticas a seu Fórum de Lisboa
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, considera “injustas” as críticas ao 12º Fórum de Lisboa, levando dezenas de autoridades a se deslocarem àquele País para discutir problemas… do Brasil. Muitos se fazem acompanhar de comitivas de assessores e seguranças, todos bancados com dinheiro público. O ministro prefere destacar a qualidade dos temas e participantes do evento, que será realizado entre esta quarta-feira (26) e a próxima sexta (28).
Material para estudo
Gilmar mostra as impactantes 1.200 páginas contendo a transcrição de todas as intervenções dos debatedores no 11º Fórum, de 2013.
Mais fácil em Lisboa
Em defesa do Fórum na Europa, Gilmar argumenta que “há muitos convidados estrangeiros”, o que facilita a organização do evento.
Gasto com proveito
Sobre as despesas com a participação de autoridades brasileiras, ele é enfático: “A questão não é saber se houve gasto e sim se há proveito”.
Efeito inverso
O governo Lula pressionou deputados da Comissão de Segurança, até seu presidente, Alberto Fraga (PL-DF), para barrar projeto que aumenta pena de crimes contra segurança privada. A comissão ignorou e aprovou.
Pede pra sair, mané
Secretário-Geral da Presidência, Márcio Macedo não é recebido por Lula desde antes da bronca pública que tomou no ato de 1º de Maio, em São Paulo. Lula tentou responsabilizá-lo por fiasco que era todo dele. Apesar das humilhações, Macedo não tem a dignidade de pedir demissão.
Lacron terceirô
O 1º turno da eleição na França será no domingo (7). A coalização de direita continua a liderar as pesquisas e o partido do atual presidente Emmanuel Macron, que convocou a eleição antecipada, é o 3º colocado.
Apoio rápido
Acumulou mais de 113 mil libras, em apenas duas horas, a “vaquinha” virtual lançada pelo Wikileaks para pagar a multa imposta a Julian Assange pelos EUA, de 520 mil libras (US$550 mil).
Fumaça no Alvorada
A senadora Damares Alves (Rep-DF) não se surpreendeu com o silêncio de Lula sobre o Pantanal e o Cerrado em chamas. Logo ele, que sempre tinha uma lacração loroteira para os incêndios da Amazônia.
Autofagia sinistra
Enquanto o fogo devasta o Pantanal e o Cerrado, servidores federais ambientais fazem greve, em demonstração comovente de “patriotismo” e “compromisso” com a causa. Eles fazem greve em 21 estados.
Sem cabimento
Descriminalização da posse de drogas repercutiu na oposição, que protestou contra a decisão do STF. O deputado Zé Trovão (PL-SC) considera essa a decisão “mais descabida” da Suprema Corte.
DF ajuda
Militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal embarcaram na madrugada desta quarta-feira (26) para ajudar no combate ao incêndio que destrói o Pantanal. O efetivo contará com 30 militares.
Pensando bem…
…nem beatas da fita larga são tão comprometidas com São João quanto políticos em busca de folga.