Alagamentos voltaram a ser registrados em Porto Alegre nesta quarta-feira. A água do Guaíba verte dos bueiros e toma conta de ao menos um trecho da avenida Voluntários da Pátria, no Quarto Distrito. Apesar de verter em volume considerável por um bueiro na esquina com a avenida Polônia, a passagem de veículos ocorre normalmente pela via.
Chama atenção que os sacos colocados pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), em 15 de junho, sobre a tampa da galeria – para evitar alagamentos na região – não foram capazes de conter o transbordamento do bueiro. Parte deles, inclusive, estão rompidos, e pedra e areia estão espalhados sobre a via.
À época, o Dmae justificou a ação, afirmando que a medida evita a formação de “chafarizes” em caso de chuva forte. A opção pelos sacos se deu porque o conserto dos bueiros, avariados pela força da água que inundou a Capital no início de maio, ainda não ocorreu. Os sacos, empilhados sobre as tampas, somam uma tonelada de peso em cada galeria e foram colocados em trechos das avenidas Polônia e Assis Brasil, na zona Norte.
Nesta quarta-feira o Guaíba voltou a ficar acima da cota de alerta (3,15 metros). Conforme o Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Ufrgs (IPH), a cota de inundação (3,60 metros) pode ser atingida neste final de semana na Capital, elevando a possibilidade de alagamentos.