Presidente do BNDES afirma que o governador de SP precisa cumprir o pacto republicano, coisa que, segundo ele, o bolsonarismo nunca fez
O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante, afirmou nesta 5ª feira (4.jul.2024) que o governador de São Pulo, Tarcísio de Freitas, precisa comparecer a eventos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A cobrança foi durante evento para entrega de lotes do BRT de Campinas, no interior paulista.
“Nós queremos continuar trabalhando de forma republicana com o governo de São Paulo, mas o governo tem que respeitar o pacto republicano. Porque o bolsonarismo nunca respeitou, nunca trabalhou com os prefeitos e governadores de oposição, então, governador Tarcísio, nós estamos fazendo, mas vamos cumprir o acordo: faremos os anúncios e a parceria juntos porque o nome do Lula tem que estar junto, é ele que está financiando através da caixa, do BNDES e melhorando a vida de São Paulo”, declarou.
Assista (5min11s):
Lula já havia citado em eventos pelo interior de São Paulo que o governador do Estado não ia às cerimônias por dizer que os recursos não eram diretamente do governo federal. O presidente, entretanto, citou que no governo passado o BNDES e a Caixa não emprestavam dinheiro como agora para Estados e municípios.
A obra entregue por Lula, sem a presença do governador, é de cerca de 5 km de extensão no BRT da cidade, além do Viaduto Bandeirantes, que também faz parte do BRT, com 14 km de extensão.