O MetLife Stadium, casa do New York Giants e New York Jets na NFL, foi definido como a sede que receberá a final da Copa do Mundo de futebol de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México. A confirmação ocorreu através anúncio da Federação Internacional de Futebol (FIFA) neste domingo (4).
Com 82.500 lugares, o estádio localizado em Nova Jérsei é o maior da NFL em sua capacidade original. O AT&T Stadium, casa do Dallas Cowboys, e o SoFi Stadium, lar do Los Angeles Rams e Los Angeles Chargers, conseguem comportar um maior público quando expandidos – podendo ultrapassar as 100.000 pessoas – e foram os principais concorrentes na disputa pela sede da final. Contudo, a FIFA optou por mandar a grande decisão, marcada para o dia 19 de julho de 2026, no leste dos Estados Unidos.
Inaugurado em 2010, o estádio das franquias de Nova York foi sede do Super Bowl XLVIII, em 2014, em que o Seattle Seahawks conquistou seu primeiro título na história ao superar o Denver Broncos de Peyton Manning por uma lavada de 43 a 8. Em 2016, o local também foi a casa da final da Copa América de futebol.
Entre seus pontos negativos, o estádio já foi alvo de intensas críticas por jogadores e membros da NFL em razão dos riscos de lesões que seu gramado sintético ocasiona. Em um dos casos de maior repercussão da temporada 2023, o quarteback Aaron Rodgers, recém-contratado pelos Jets, acabou sofrendo uma lesão séria em seu tendão de Aquiles no primeiro jogo do ano no estádio. O ocorrido fortaleceu o debate e levou a Associação de Jogadores da NFL a pedir pelo fim do uso do gramado artificial em todos os campos da liga.
Além do MetLife Stadium, outras 15 arenas da NFL serão utilizadas durante a Copa do Mundo de 2026: o AT&T Stadium, em Dallas; o Arrowhead Stadium, em Kansas City; o NRG Stadium, em Houston; o Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta; o SoFi Stadium, em Los Angeles; o Lincoln Financial Field, em Philadelphia; o Lumen Field, em Seattle; o Levi’s Stadium, em San Francisco; o Gillette Stadium, em Boston e o Hard Rock Stadium, em Miami.
(Foto: Reprodução X / Around The NFL)