[ad_1]
Pixabay
Tecnologia pode reduzir perdas em função da estiagem
Bioativo apresenta cepa única que fortalece resistência das plantas em períodos de seca
A tecnologia AURAS® desenvolvida pela Embrapa em parceria com a empresa brasileira NOOA está revolucionando a produção de soja ao reduzir significativamente as perdas ocasionadas pela estiagem. Esta solução apresenta a cepa CMAA 1363, a única identificada até o momento capaz de codificar a tolerância à seca nas plantas.
O AURAS® oferece uma série de benefícios que promovem maior segurança no ambiente de produção, incluindo a retomada mais rápida do ciclo produtivo após eventos de estresse, maior estabilidade do ambiente biológico do solo, melhor arranque e estabelecimento da cultura, exploração de água em regiões mais profundas do solo, e maior conservação de água na planta.
Marcelo Soares, Diretor de P&D da NOOA, destaca a importância da cepa CMAA 1363, isolada de Bacillus aryabhattai, como fundamental para conferir resistência às plantas de soja durante períodos de seca. Ele ressalta que essa descoberta foi resultado de uma pesquisa extensa realizada pela Embrapa, que isolou micro-organismos da raiz de um cacto, o mandacaru, durante estudos na caatinga.
Segundo Soares, o AURAS® atua ativando genes das plantas que permitem a convivência com altas temperaturas e longos períodos de estiagem. Ele explica que os mecanismos de proteção do AURAS® incluem o desenvolvimento radicular, produção de substâncias que protegem e hidratam o sistema radicular, retenção de água na planta, e produção de enzimas antioxidantes.
Um dos aspectos mais importantes é a capacidade do AURAS® de reduzir o acúmulo de substâncias tóxicas nas células das plantas sob estresse. Isso é fundamental para manter a saúde das plantas e garantir a produtividade mesmo em condições adversas.
[ad_2]
Source link