Em algumas consultas, o médico pode pedir para ver as unhas do paciente. Elas podem fornecer informações importantes e até indicar algumas doenças
20 jan
2024
– 14h00
(atualizado às 14h27)
Durante uma consulta, o médico pode pedir para ver suas unhas. Isso acontece porque essa parte do corpo pode dar indícios de que algo está errado com a sua saúde. Mudanças de cor podem representar um fator importante a ser levado em conta, por exemplo. Separamos, então, algumas informações que as unhas podem fornecer sobre quão saudável você se encontra.
Mudanças nas unhas podem ocorrer devido a danos na própria estrutura, mas pode ser que as alterações tenham relação com uma condição subjacente. Os médicos recomendam estar atento principalmente se as unhas começarem a ficar amarelas ou vermelhas, se aparecerem listras ou pontos coloridos.
O alerta se dá ao fato de que as alterações de cor podem ser resultado de fungos nas unhas ou, em alguns casos, até mesmo um câncer de pele. Condições como insuficiência hepática e problemas renais também podem alterar a cor das unhas, tornando-as brancas ou amareladas nas pontas ou perto das cutículas.
Quais doenças as unhas podem “denunciar”?
O aspecto das unhas pode denunciar determinadas condições de saúde, o que exige certa atenção:
Doença renal
Várias alterações nas unhas podem indicar a presença de doença renal aguda ou crônica, como linhas laterais, ou quando as unhas ficam ásperas e com estrias.
Quando as unhas ficam côncavas, também podem indicar anemia por deficiência de ferro. Manchas brancas também estão associadas à doença renal crônica.
Artrite
As unhas também podem ajudar a identificar casos de artrite, através de pequenos cistos que crescem perto ou sobre as cutículas. São benignos e podem ser tratados.
Melanoma
As descolorações geralmente aparecem em linhas que vão da cutícula até a ponta e podem ser manchas benignas ou melanomas cancerígenos. A recomendação é consultar um dermatologista: linhas marrons que atingem as cutículas das unhas podem ser um sinal de melanoma.
Aliás, para quem gosta de andar com as unhas sempre feitas, vale uma atenção especial: pesquisadores da área da saúde alertaram que fazer unhas de gel em cabines UV pode causar câncer e o secador de unha em gel pode causar danos ao DNA.
Fonte: Mayo Clinic, Healthline, Cleveland Clinic Health
Trending no Canaltech: