A coluna TV Aurora vai ampliar sua atuação e vai virar um site para ações de impacto social. Vai abordar temas como ASG, políticas públicas, equidade e inclusão. Nesta quinta-feira (25), ocorre o lançamento. Para emanar energia positiva, a vice-prefeita do Recife Isabella de Roldão ( que compartilha conosco ideias similares, nos enviou um vídeo com as felicitações.
Mulheres na política
Aproveito essa participação da vice-prefeita do Recife, aqui na coluna, para compartilhar uma pesquisa animadora da Faculdade de Economia da USP. Com dados de 154 países, avaliados no período de 1995 a 2018, os pesquisadores comprovam que uma maior participação das mulheres na política está associada a níveis mais baixos de corrupção dentro do parlamento.
O resultado mostra que nossa participação tem repercussão no modo de fazer política e também nas escolhas das politicas públicas. Isso nos reforça que em outros cargos de liderança, as mulheres também deverão ter tal comportamento. Outro dado a pensarmos é que 26% dos parlamentos no mundo são ocupados por mulheres e 35% na América. No Brasil, somente 18,2% do total de candidaturas eleitas são femininas, apesar de 46,2% de filiados a partidos serem mulheres.
É urgente aumentar esse número. Não cabe – em especial, nos dias de hoje – as mulheres não estarem nas lideranças, ao menos dividindo esses espaços com homens, como ocorre atualmente no Governo do Estado e na prefeitura do Recife, respectivamente. Com Kamala Harris, possivelmente, sendo a próxima candidata presidencial democrata, caso seja nomeada, ela vai se tornar a primeira mulher a presidir os EUA.
Nessas eleições, vamos aproveitar para levar essa equidade para os próximos anos. Lembremos que estando nesses cargos teremos espaços para defendermos nossos interesses, leia-se das nossas famílias. Como diz também na pesquisa, a corrupção é que leva a menor participação delas na política, sabia? Apesar de as mulheres constituírem a maioria tanto na população (51,1%) como no eleitorado (52,62%), somos minorias nas liderenças e na política. Fiquemos atentas!
Veja também
PARIS 2024
Jogador holandês de vôlei de praia condenado por estupro ficará isolado nos Jogos de Paris
ELEIÇÕES EUA