O São José Basketball foi o campeão da primeira etapa do novo campeonato de três contra três promovidos pela Liga Nacional de Basquete. Uma equipe de Santos foi a escolhida como representante e superou os adversários na quadra montada no centro da cidade de São Paulo.
Confira no material de Marcius Azevedo, da assessoria de Imprensa da LNB.
O São José foi o primeiro campeão do NBB Trio. Em uma final emocionante no dia 25/8, um domingo, no Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, o time joseense derrotou o Paulistano por 17 a 11 para ficar com o título da primeira etapa do torneio de basquete de rua e se garantir na decisão em 5 de outubro. O Corinthians ficou em terceiro lugar.
A equipe do São José foi representada pelo Instituto de Rosis/Fupes, de Santos, e entrou em quadra com Rafael Frias, Guilherme Rojas e Luiz Felipe Soriani. Luiz Enrique Leorte atuou no sábado (24/08), na abertura da fase de grupos, mas não pôde jogar no domingo (25/08).
“É muito gratificante para nós que estamos jogando o 3×3 há mais de 10 anos. Hoje tivemos oportunidade de jogar um campeonato do nível do NBB, organizado pelo NBB. Tenho de parabenizar o NBB pela iniciativa, a CAIXA. Foi muito especial ter um evento desse porte”, afirmou Guilherme Rojas, que foi dominante no garrafão. “Viemos treinando faz tempo, se dedicando, trabalhando lá em Santos. Foi muito bom ter oportunidade de representar o São José, uma equipe que admiramos bastante e nos escolheu no Draft como número 1. Foi tudo perfeito, não tenho nem o que falar. Só agradecer.”
Luiz Felipe Soriani também comemorou bastante o título de São José. “Bom demais. Foi uma estrutura sensacional aqui, o NBB está de parabéns por estar realizando esse evento, colocando o 3×3 na boca da galera. Perdemos um atleta no começo do campeonato, mas, mesmo assim, conseguimos impor o nosso ritmo, jogar bem, jogar no sistema que é o que o 3×3 pede. Acabamos levando o título, estamos felizes demais.”
Pelo lado do Paulistano, que jogou com André Ferros, Leandro Rubens, Rafa Moreira e Matheus Parcial, atletas do SPDC, o objetivo era o título, mas o vice-campeonato também foi celebrado. “Não tenho nem palavras para falar do NBB Trio, que deu uma visibilidade muito grande para o 3×3 no Brasil. É o que precisamos. O 3×3 está bombando mundialmente e aqui ainda está crescendo. Temos de divulgar mais o 3×3 e esse foi o pontapé inicial, algo fundamental para que o nosso esporte, o 3×3, vai lá nas alturas”, afirmou André Ferros.
O caminho para a final
Nas quartas de final, destaque para o jogo entre Corinthians e Sesi Franca, decidido apenas nos instantes finais. Kevin Nascimento teve o último arremesso para levar o jogo para a prorrogação, mas não converteu, e o Alvinegro venceu por 15 a 13. São José, Unifacisa e Paulistano avançaram com vitórias mais tranquilas.
A primeira semifinal entre São José e Unifacisa foi dominada por Rafael Frias. O jogador da equipe joseense foi implacável do perímetro e efetivo nas infiltrações para comanda o triunfo por 21 a 14. Na sequência, Paulistano e Corinthians protagonizaram um jogo bastante físico, em que prevaleceu o maior entrosamento da equipe alvirrubra, que venceu por 19 a 12.
Os resultados
Quartas de final
São José 21 x 14 Fortaleza
Unifacisa 22 x 14 Vasco da Gama
Paulistano 21 x 9 Bauru Basket
Corinthians 15 x 13 Sesi Franca
Semifinal
São José 21 x 14 Unifacisa
Paulistano 19 x 12 Corinthians
Final
São José 17 x 11 Paulistano
Nas fotos (de João Pires/LNB), um dos ataques joseenses, o trio campeão na premiação e uma das partidas femininas da rodada.
Comentário