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O ano de 2024 promete trazer uma nova vaga de consumidores que procuram experiências de entretenimento adaptadas aos seus gostos e interesses únicos, quer se trate de séries de televisão, filmes, actos musicais ou equipas desportivas. Cultivar o fandom será crucial para garantir a sua lealdade e os seus gastos.
As pressões económicas, a consolidação dos streamers e o Metaverso estão a contribuir para as mudanças no panorama dos meios de comunicação desportivos, com um impacto significativo na indústria do entretenimento.
Digitalização
A indústria do entretenimento está a evoluir rapidamente, com a digitalização a desempenhar um papel fundamental. Aqueles que conseguirem adaptar-se terão um maior crescimento. Desde plataformas de streaming a experiências de jogo, as formas digitais de entretenimento estão a tornar-se parte integrante da nossa vida quotidiana, esbatendo as linhas entre formatos tradicionais como filmes e desporto.
Os serviços de streaming estão a revolucionar a indústria ao utilizarem os dados dos utilizadores para criar campanhas de marketing personalizadas, aumentando a satisfação e o envolvimento dos utilizadores. Espera-se que esta tendência aumente as despesas com publicidade, tornando ainda mais importante que as empresas aperfeiçoem as suas estratégias de marketing.
A indústria das apostas online também está a registar um crescimento significativo, uma vez que capitaliza o crescente envolvimento com eventos e desportos ao vivo. Os eventos ao vivo estão a registar um ressurgimento significativo, com os consumidores a regressarem aos concertos e eventos desportivos, ultrapassando os níveis pré-pandémicos de assistência e de receitas de patrocínio. Os desportos electrónicos, em particular, registaram números de assistência e receitas de patrocínio sem precedentes. As empresas podem investir em tecnologias inovadoras e experiências imersivas concebidas para cativar o público em 2024 e nos anos seguintes.
Globalização
Os gestores de instalações e operações de entretenimento devem adotar uma abordagem ágil para gerir as operações de entretenimento. O panorama está em constante mudança, desde experiências imersivas a estratégias directas ao consumidor, o que exige uma preparação para mudanças rápidas para uma gestão de operações bem sucedida.
Os eventos ao vivo registaram um aumento notável, reflectindo o crescimento do consumo global. Embora as vendas de bilhetes para concertos possam ainda não ter regressado aos níveis anteriores à pandemia, a sua trajetória de crescimento é positiva, e os números da assistência às principais ligas desportivas recuperaram das quedas relacionadas com a pandemia.
O aumento do entretenimento ao vivo apresenta novas oportunidades de investimento. Os serviços de produção de eventos ao vivo, tais como tripulação, aluguer de equipamento, gestão de talentos no ecrã e transmissão de sinais, poderão beneficiar de uma consolidação para obter economias de escala e aproveitar melhor os activos.
Acessibilidade
As empresas de media e entretenimento estão a dar prioridade a iniciativas de acessibilidade digital para garantir um acesso equitativo a todos os indivíduos. Estes esforços vão desde a criação de conteúdos imersivos de baixa latência até à incorporação de funcionalidades de acessibilidade em níveis de streaming suportados por anúncios.
Em 2024, espera-se que várias tecnologias tenham impacto na indústria do entretenimento de várias formas. As plataformas de IA generativa podem ajudar os argumentistas a escrever e a rever guiões, enquanto as ferramentas de criação de imagens facilitam o storyboard, o brainstorming e a visualização de ideias.
As novas tecnologias de jogo, como a realidade aumentada e virtual, estão a revolucionar a forma como vivemos o entretenimento. Entretanto, as comunidades unidas e os fandoms impulsionam o envolvimento, criando oportunidades para as empresas de comunicação social alcançarem e rentabilizarem audiências através de plataformas.
Segurança
A indústria do entretenimento está em constante evolução graças às inovações tecnológicas. Novas plataformas, como a realidade virtual e aumentada, estão a transformar a forma como as pessoas desfrutam de filmes, jogos e programas de televisão, dando início ao que foi designado por “Indústria de entretenimento 4.0”, em que os conteúdos são adaptados especificamente aos utilizadores com base nas suas preferências.
Os conteúdos dos meios de comunicação social e de entretenimento são um alvo atrativo para os piratas informáticos que procuram deixar a sua marca online. A informação roubada pode ser utilizada para financiar actividades ou ganhar notoriedade na Dark Web. Este risco é agravado pelos criativos que colaboram remotamente sem medidas de segurança suficientes para salvaguardar os seus dados.
Embora o declínio da COVID-19 tenha levado a uma estabilização do crescimento da indústria dos media e do entretenimento, com estimativas que prevêem que as receitas anuais da indústria estabilizem em 2,8% até 2027, a digitalização continua a moldar o panorama, criando oportunidades de inovação e expansão.
Exploração de novos nichos de entretenimento
Para além das formas tradicionais de entretenimento, vários nichos emergentes estão a ganhar força em 2024. A narração interactiva de histórias, por exemplo, está a transformar a forma como o público se envolve com os conteúdos, oferecendo uma experiência mais imersiva e participativa. As plataformas que permitem aos utilizadores influenciar o enredo ou os resultados estão a tornar-se cada vez mais populares.
Além disso, é notável o aumento do entretenimento de bem-estar. Este nicho centra-se em conteúdos que promovem o bem-estar mental e físico, desde sessões de meditação guiada a jogos e programas relacionados com a boa forma física. Como os consumidores dão prioridade à saúde e ao bem-estar, este setor está preparado para um crescimento significativo.
A integração de conteúdos educativos no entretenimento é outra tendência em crescimento. As plataformas de entretenimento educativo que combinam a aprendizagem com formatos multimédia atraentes estão a atrair diversos públicos, desde crianças a adultos que procuram oportunidades de aprendizagem ao longo da vida.
Como a indústria do entretenimento continua a inovar e a adaptar-se, manter-se a par destas tendências e nichos emergentes será essencial para as empresas que procuram captar a atenção e a lealdade dos consumidores modernos.
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