O brasileiro Thiago Monteiro fez história nesta quarta-feira (17). Pelo ATP 250 de Bastad, na Suécia, o tenista venceu Casper Ruud, número 9 do mundo, por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/3 e avançou para as quartas de final do torneio.
O cearense fez uma de suas melhores apresentações na carreira sobre o saibro e despachou o norueguês, segundo maior favorito à conquista do título e duas vezes vice-campeão de Roland Garros.
“Joguei realmente em grande nível, um dos melhores de minha carreira”, disse Monteiro na entrevista oficial em quadra após a atuação.
“Conheço muito bem Ruud, que é um jogador muito, muito bom”, completou.
O próximo adversário sai do duelo entre o russo Pavel Kotov, 60º colocado, e o croata Duje Ajdukovic, 120º no ranking.
Este foi o sexto enfrentamento entre Thiago Monteiro e Casper Ruud na carreira. Foi apenas a segunda vitória do brasileiro sobre o rival, que venceu as outras quatro.
Em relação a adversários do top 10 do ranking mundial da ATP, foi a quinta vitória do cearense. Anteriormente, já havia derrotado Carlos Alcaraz, que abandonou o Rio Open deste ano no segundo set contra Monteiro, Jo Wilfried-Tsonga (então 9º), Holger Rune (4º), Stefanos Tsitsipas (7º) e, agora, Casper Ruud (9º).
O brasileiro ocupa nesta semana o 85º posto no raking e, por enquanto, recupera nove posições, subindo para o 76º.