Tudo indicava um dia desastroso para o paranaense Thiago Wild. Mas eis que o número 1 do país e 74º do mundo se reergueu e virou jogo improvável e emplacou, de forma emocionante, sua primeira vitória na carreira em Wimbledon, o torneio mais tradicional do tênis. Entre em nosso canal do Whatsapp! O brasileiro virou por […]
2 jul
2024
– 13h54
(atualizado às 13h54)
Tudo indicava um dia desastroso para o paranaense Thiago Wild. Mas eis que o número 1 do país e 74º do mundo se reergueu e virou jogo improvável e emplacou, de forma emocionante, sua primeira vitória na carreira em Wimbledon, o torneio mais tradicional do tênis.
O brasileiro virou por 3 sets a 2 com parciais de 1/6 3/6 7/6 (8/6) 6/4 7/5 após 4h00min contra o britânico Paul Jubb, 201º colocado, na quadra 14 do All England Club, em Londres.
Foi a primeira partida na chave principal no torneio mais prestigiado do tênis e a primeira vitória do tenista que emplaca sua terceira vitória em um Grand Slam, a primeira desde Roland Garros do ano passado onde só parou na terceira rodada após derrotar o então número dois do mundo, Daniil Medvedev, e o argentino Guido Pella.
Wild emplaca sua primeira virada saindo de 2 sets a 0 abaixo. Ele vence seu segundo jogo em quatro partidas de cinco sets na carreira.
Seu oponente Jubb vinha de semifinal no ATP 250 de Mallorca, na Espanha, e confiante, dominando completamente o brasileiro nos dois primeiros sets.
Wilde não se encontrava nas bolas de fundo e o jogo agressivo do rival que quebrou outras duas vezes para fechar por 6/1 em 26 minutos. No segundo até que melhorou, teve oportunidades de quebra, não aproveitou, foi quebrado e passou a reclamar com a juíza de cadeira pedindo a todo momento a paralisação do jogo. Por mais de uma vez o brasileiro parou o jogo e foi gesticular com a arbitragem e até sentou na cadeira. Por fim o jogo foi paralisado quando o rival sacava em 5 a 3 para a parcial. Após cerca de uma hora o duelo foi retomado, mas Wild não conseguiu mudar o ritmo, perdeu o set e foi quebrado cedo no segundo saet ficando 2 a 0 abaixo. Ele chegou a tropeçar e cair por trás da quadra, conseguiu devolver a quebra, reagiu, teve set-point na devolução, abriu 3 a 0 e 4 a 1 no tie-break, mas sofreu a virada, Jubb teve 6 a 5 no tie-break e um match-point, mas Thiago salvou e venceu a parcial com um desafio pedido e bola a um milímetro fora marcado de acordo com o replay instantâneo. Wild vibrou com a vitória e levou ao quarto.
Ele começou mais confiante e preciso na quarta parcial, abriu 2 a 0, mas rapidamente Jubb empatou após nova paralisação pela chuva por cinco minutos com tenistas em quadra. O jogo paralisou novamente no oitavo game dessa vez por mais tempo. Na volta, Wild voltou firme, conseguiu a quebra e fechou por 6/4.
Jubb sentiu a pressão, perdeu a precisão e Thiago largou com quebra no quinto set e foi caminhando sacando bem. Ele teve um 0/40 e três match-points nono game, mais dois no saque do rival que confirmou o saque e deu a pressão ao brasileiro. Ele abriu 30 a 0, mas cometeu erros, tomou uma linda bola na linha de backhand e foi quebrado. Wild brigou, foi buscar uma nova quebra e desta vez não vacilou.
Nesta quinta-feira, Wild retorna e enfrenta o dinamarquês Holger Rune, 15º favorito, ou o sul-coreano Soonwoo Kwon, 367º.