Neste domingo, 14 de julho, decolou de Roma rumo ao Brasil, com uma parada técnica de reabastecimento em Cabo Verde, o Airbus ACJ319 da Força Aérea Italiana, com matrícula MM-62243. Segundo mostram dados do Radarbox, o destino inicial do jato será o Aeroporto de Brasília, onde aterrissa hoje às 18h35.
O Presidente da República da Itália, Sergio Mattarella, estará a bordo da aeronave para uma Visita de Estado entre os dias 15 e 19 de julho, a convite do Presidente Lula, em reciprocidade à visita realizada pelo Presidente brasileiro na Itália, em 2023.
A visita acontece 24 anos após a última vez que um Presidente da República Italiana veio ao Brasil, em 2000, e ressalta o significado histórico do ano de 2024 para as relações bilaterais entre os dois países. Um ano marcado pelo aniversário dos 150 anos da imigração italiana no Brasil e pela simultaneidade das presidências do G7, pela Itália e do G20, pelo Brasil.
Além de Brasília, onde o Presidente Mattarella encontrará o Presidente Lula e as mais altas autoridades brasileiras e onde serão assinados alguns acordos, a missão passará pelas cidades de Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador da Bahia.
No Rio Grande do Sul, o Presidente levará uma mensagem de solidariedade da Itália às populações duramente atingidas pelas trágicas enchentes dos últimos meses, para as quais o Governo italiano enviou prontamente mais de 25 toneladas de equipamentos e itens de ajuda humanitária.
Em todas as etapas do itinerário, ele encontrará representantes da comunidade italiana e visitará lugares simbólicos do Brasil, com especial atenção às diversas iniciativas de caridade ligadas à Itália. O Presidente participará também de eventos culturais e científicos.
A Visita de Estado representa uma oportunidade para reiterar a extraordinária proximidade da Itália com o Brasil e o povo brasileiro e para fortalecer ainda mais os históricos laços e a já excelente cooperação entre os dois países.