Vince Zampella, cocriador de jogos icônicos como “Call of Duty” e “Battlefield”, morreu em um acidente de carro na Califórnia; Zampella, que tinha 55 anos, era uma figura influente na indústria de games
SÃO PAULO, SP (CBS NEWS) – Vince Zampella, um dos executivos mais influentes da indústria de jogos eletrônicos global, morreu aos 55 anos em um acidente de carro neste domingo (21). Ele era conhecido por cocriar a franquia “Call of Duty”, uma das mais bem-sucedidas da história dos videogames.
Segundo a emissora NBC Los Angeles, Zampella dirigia uma Ferrari que saiu da pista e chocou com uma barreira de concreto, em uma rodovia no sul da Califórnia. O veículo chegou a pegar fogo após a colisão. Zampella morreu no local, mas seu passageiro (não identificado) foi levado a um hospital, onde não resistiu aos ferimentos.
Zampella foi cofundador da desenvolvedora Infinity Ward ao lado de Jason West, estúdio responsável pela criação da bem-sucedida série “Call of Duty”, lançada em 2003. Após ser demitido pela empresa controladora Activision, ele cofundou a Respawn Entertainment em 2010, que foi adquirida posteriormente pela EA (Electronic Arts). Desde 2021, estava à frente da franquia “Battlefield”, dentro da própria EA.
“Esta é uma perda inimaginável e nossos corações estão com a família de Vince, seus entes queridos e todos aqueles que foram tocados por seu trabalho”, disse a EA em um comunicado. “A influência de Vince na indústria de videogames foi profunda e abrangente. Amigo, colega, líder e criador visionário, seu trabalho ajudou a moldar o entretenimento interativo moderno e inspirou milhões de jogadores e desenvolvedores em todo o mundo. Seu legado continuará a moldar a forma como os jogos são feitos e como os jogadores se conectam por gerações.”






