Repescagem aconteceu pela primeira vez em 2010, com Joseane e Marcelo Dourado; sete veteranos retornaram para o BBB 13, o maior número até agora em uma única edição
SÃO PAULO, SP ( JT) – O Big Brother Brasil 26 irá trazer de volta ex-participantes de outras edições do reality em um novo grupo, os Veteranos. A ação, porém, não é novidade, visto que a Globo usou esse recurso em duas ocasiões diferentes, resultando na volta de nove ex-BBBs para a casa mais vigiada do Brasil.
A primeira vez que o programa trouxe a proposta da repescagem foi para marcar os dez anos de BBB. Na época, a casa foi dividida em cinco tribos: “Sarados”, “Cabeças”, “Belos”, “Ligados” e “Coloridos”. Cada um desses grupos foi apadrinhado por um ex-BBB.
Joseane Oliveira, do BBB 3, ficou com os “Belos”, Marcelo Dourado, do BBB 4, apadrinhou os “Sarados”, Rafael Valente, do BBB 6, representou os “Cabeças”, Fani Pacheco, do BBB 7, ficou com os “Coloridos” e Natália Casassola, do BBB 8, amadrinhou os “Ligados”.
Logo na primeira noite, as tribos se enfrentaram em uma prova de resistência. O grupo vencedor daria o direito da repescagem para seu padrinho ou madrinha. Os “Belos” garantiram o lugar de Joseane Oliveira que, por sua vez, pôde escolher outro veterano para integrar o elenco com ela. A morena optou por Marcelo Dourado, que acabou ganhando o programa.
Três anos depois, o BBB 13 foi além e, das 17 pessoas que passaram pela casa, sete eram ex-participantes. Entre os escolhidos estavam os vencedores Kleber Bambam, do BBB 1, e Dhomini, do BBB 3. Além deles, Fani Pacheco e Natália Casassola que tiveram a chance de retorno em 2010, finalmente puderam voltar à casa. Outros escolhidos para compor o grupo de ex-BBBs foram Anamara Barreira e Eliéser Ambrósio, ambos do BBB 10.
Na primeira semana de programa, Bambam protagonizou uma briga com Aline Blindada e decidiu deixar a competição. Com a desistência, a produção do reality escalou outro veterano para entrar em seu lugar. O escolhido foi o goiano Yuri Fernandes, que havia participado no ano anterior.
Diferente de 2010, quando um veterano levou o prêmio máximo, em 2013 todos os ex-participantes foram eliminados antes do fim do programa. Anamara era querida pelos espectadores, chegando a ser beneficiada com o quarto secreto. A baiana, porém, passou a se levar a sério demais e perdeu o favoritismo. A melhor campanha foi a de Natália, que foi tirada da casa a dois dias da final.









