A agência espacial dos EUA anunciou que pode abrir nova concorrência para a missão Artemis III, que levará astronautas de volta à Lua. Elon Musk rebateu as críticas e afirmou que o Starship ainda cumprirá toda a missão lunar
A SpaceX pode perder o contrato com a NASA para levar os primeiros astronautas à Lua desde 1972, em uma missão prevista para ocorrer no âmbito do programa Artemis III. O administrador da agência espacial norte-americana, Sean Duffy, afirmou que pretende abrir o contrato para outras empresas, citando atrasos no desenvolvimento do foguete Starship, da companhia de Elon Musk.
“Adoro a SpaceX, é uma grande empresa. O problema são os atrasos. Os prazos foram adiados e estamos em uma corrida contra a China”, disse Duffy em entrevista à CNBC. “O presidente e eu queremos chegar à Lua ainda neste mandato, então vou abrir o contrato e permitir que outras empresas, como a Blue Origin, concorram com a SpaceX.”
O acordo entre a NASA e a SpaceX, assinado há quatro anos, previa que o foguete Starship seria responsável por levar a cápsula Orion, com os astronautas a bordo, até a superfície lunar.
Após as declarações de Duffy, Elon Musk reagiu nas redes sociais. No X (antigo Twitter), o bilionário ironizou a possibilidade de concorrência e afirmou que a Blue Origin “nunca colocou uma carga em órbita, muito menos na Lua”.
“Comparada ao restante da indústria espacial, a SpaceX está avançando como um relâmpago”, escreveu Musk. “Além disso, o Starship acabará realizando toda a missão lunar. Podem anotar o que eu digo.”
Blue Origin has never delivered a payload to orbit, let alone the Moon
— Elon Musk (@elonmusk) October 20, 2025
They won’t. SpaceX is moving like lightning compared to the rest of the space industry.
Moreover, Starship will end up doing the whole Moon mission. Mark my words.— Elon Musk (@elonmusk) October 20, 2025